Marketing Digital

O que é lead? Para que serve?

O que é lead?

Se você tem um mínimo de contato com marketing digital já deve ter esbarrado em algum momento no termo lead. Sendo assim, tudo começa com estratégias para conquistar possíveis compradores. Ou seja, gerar leads.
Afinal, para que a empresa aumente faturamento, atinja objetivos e cresça é preciso manter ativo e bem efetivo estratégias de captação e relacionamento de possíveis clientes.
E mesmo que você já entenda o conceito é preciso sempre se atualizar sobre gestão de leads.

O que é lead?

Lead, em Marketing Digital, é um potencial consumidor de uma marca que demonstrou interesse em consumir o seu produto ou serviço. Esse interesse é definido pelo preenchimento de formulários para download ou acesso de conteúdos ou pelo contato direto em busca de mais informações sobre a oferta.
De modo simplificado, um lead é um usuário que está ao alcance da empresa, independentemente do canal digital ao qual ele está conectado.

Qual a importância de um lead?

No momento que alguém oferece seu e-mail em troca de um conteúdo, esta pessoa se torna um ativo valioso e está mais próxima de se converter em cliente.
Nesse momento a empresa deve intensificar a relação com o lead, oferecendo mais conteúdos de qualidade.
Ou seja, o lead é responsável por potencializar as chances de conquistar um cliente, pois se trata de alguém predisposto a ouvir uma proposta ou a comprar determinado produto.
A taxa de conversão de perfis nesse estágio é muito mais alta, afinal um lead já demonstrou interesse nos seus conteúdos, diferente dos visitantes.

Qual é a diferença entre visitantes, contatos e leads?

Para facilitar a compreensão de todo o processo de aquisição de novos clientes, é fundamental apresentar também os conceitos de visitantes e contatos (ou assinantes) e de que modo eles se relacionam com os leads.

O que é um visitante?

Os visitantes são aqueles usuários que tiveram contato com a sua marca em algum dos seus diferentes canais, mas que ainda não compartilharam nenhum de seus dados.

Para captar esse visitante, é necessário inserir uma call to action (chamada para a ação), instigando-o a interagir com sua marca e, enfim, tornar-se um contato ou um lead.

O que é um contato?

E o que necessariamente seria um contato? Basicamente o contato, ou assinante, é aquele usuário que disponibiliza apenas o seu email. Assim, ele não fornece informações o bastante para se tornar um lead, mas está um passo mais próximo de ser um.
A partir desse email, a empresa é capaz de fornecê-lo mais conteúdos por meio de estratégias de Email Marketing, gerando ainda mais oportunidades para que ele fornece ainda mais dados.

O que são leads qualificados?

Bom, você já sabe o que é lead e qual a necessidade de tê-lo em seu negócio. Agora vamos entender o que é lead qualificado.
Infelizmente, não é garantido que um lead realmente se tornará um cliente efetivo do seu negócio e nem que ele irá retornar ao seu site.

Mas você sabe o que é um lead qualificado?

Leads qualificados são aqueles usuários predispostos à venda, ou seja, com maiores chances de efetivar a compra.
Para determinar se um potencial cliente é qualificado para o seu negócio, a equipe de Marketing junto com a equipe de Vendas determinam um SLA .
Este contrato é um comum acordo entre as equipes, no qual fica pré-estabelecido o conjunto de fatores a serem considerados para definir a qualificação de leads, seja um lead qualificado para Vendas ou um lead marketing qualificado.

Não se preocupe, os termos podem ser complexos, mas os significados deles são simples.

Quais as melhores estratégias para gerar leads?

Existem inúmeras estratégias para geração de leads, algumas já foram testadas e comprovadas como eficientes, mas sempre pode mudar de cenário para cenário, então faça testes.

Vamos apresentar algumas estratégias que podem ajudá-lo a crescer sua base de leads:

Blog

Possuir um blog é extremamente importante para atrair usuários qualificados e consequentemente gerar leads, o segredo aqui é trabalhar de forma eficiente sua estratégia de SEO e assim gerar muito tráfego orgânico para sua página, é simples, mais tráfego mais leads e MQLs.
Insira em seu blog bannes com CTAs para download do seu material, sempre faça isso com contexto, insira seus CTAs em conteúdos relacionados ao material em questão, com isso você aumenta significativamente suas chances de conversão. Se você ainda não possui um Blog para converter os seus leads e alavancar a sua empresa, é só clicar aqui que nós criamos o seu Blog profissional, para que você saia na frente da concorrência.

Email Marketing

Maneira muito poderosa para geração de leads, mas use com sabedoria.

Ao passar do tempo, sua base de contatos aumentará e o email marketing será um excelente canal para divulgação e lançamento de materiais.

Faça seus testes e defina qual dia e horário é melhor para os disparos, isso vai depender muito do seu público e como já falamos aqui, não compre listas prontas. 

Ainda não tem email marketing para o seu negócio? Nós da Agencia Nwue criamos para você.

Mídia Paga

Para você que ainda não tem um tráfego relevante, pode e deve usar esse canal para acelerar sua geração de leads, mas não deve depender dele para sempre, a compra de mídia está cada vez mais cara e competitiva.

Como tudo no marketing digital, você deve testar qual público e palavras-chave são ideais para seu mercado, no começo é normal investir sem retorno, mas necessário para conversões futuras.

Ferramentas para geração e Gestão de Leads

Os processos de geração e gestão de leads são otimizados e impulsionados com o auxílio de ferramentas de automação de marketing.
Automatizando, reduzindo trabalhos manuais e aumentando a eficiência dessas ações.
São através das ferramentas de automação de marketing que os times de marketing conseguem se relacionar com os leads e passar pelos processos discutido anteriormente. Realizando monitoramento, nutrição, qualificação e gestão de uma maneira personalizada e escalável.

Algumas das principais ferramentas de automação de marketing do marcado são a RD Station, LeadLovers, Mailchimp, Pipz, Mautic, Hubspot

Esperamos ter ajudado a tirar dúvidas em relação ao artigo. Nós da Agência Nwue nos sentimos felizes em transmitir conhecimento a todos!

Luan Brasil

Sobre Luan Brasil

Sou apaixonado por tecnologia e inovação, especialista em desenvolvimento front-end e Marketing Digital. Amo desenvolver interfaces modernas e desafiadoras. Como em tudo na minha vida, entro sempre de corpo e alma e todos os meus projetos! Sou fascinado por obter e compartilhar informações. Conhecimento é sempre essencial!

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