Marketing Digital, Social Media

Em qual rede social devo investir para meu negócio?

Em qual rede social devo investir para meu negócio?

No mundo offline, o empreendedor sabe que sua loja não pode ficar escondida das pessoas. Uma lógica parecida acontece no mundo virtual, só que o empreendedor precisa encontrar o seu público nas redes sociais, e não apenas buscar o melhor ponto comercial. Mas são tantas redes, com tantas particularidades, que fica difícil não se perder e escolher a melhor para o seu negócio. Para ajudá-lo nesta tarefa, vamos ver as principais características de cada uma das mídias sociais mais famosas para você descobrir qual é a melhor para a sua empresa.

Você precisa descobrir onde está seu público e ficar lá. Não há uma única resposta para os vários setores do mercado, depende muito do tipo de público. Mas, sem dúvida, uma empresa que está na rede que o seu cliente usa sai na frente.

Facebook

O relatório da Secom afirma que, no Brasil, o Facebook ainda é a rede social mais utilizada, contando com 83% da população que acessa a internet regularmente. Ele surgiu em 2004, mas só se popularizou mesmo aqui no país entre 2010 e 2011.

É uma plataforma intuitiva e bem simples de administrar. No Facebook é possível postar de tudo, de conteúdo escrito a fotos, vídeos e gifs. É uma das redes sociais mais abertas para o investimento de empresas e conta com várias ferramentas para ajudar os administradores a cuidar de suas fan pages. É possível, ainda, investir em publicidade para garantir que seus posts alcancem mais pessoas ou até conversar com um dos consultores do site.

Instagram

Nele, a interação se dá por meio de fotos e vídeos muito curtos, de até 15 segundos. É a rede ideal para quem trabalha com produtos que tenham um apelo visual muito forte, como roupas, artigos para bebês e maquiagens. Inclusive, no instagram te proporciona a opção de vender os seus produtos, fazendo integração com o site do seu negócio. Mas lembre-se que no Instagram se preza por imagens muito bem trabalhadas, então vale a pena fazer algum investimento técnico nesse sentido antes de se aventurar na rede.

Se você tem interesse em criar um site para vender aliado ao seu instagram, clique aqui e solicite já o seu site com loja virtual integrada

YouTube

A maior plataforma de publicação de vídeos tem mais de 1 bilhão de usuários ativos, cerca de um terço das pessoas que acessam frequentemente a internet, de acordo com dados do YouTube. O site adquiriu contornos de rede social, uma vez que é possível comentar, compartilhar e curtir os vídeos, e os próprios youtubers interagem com sua audiência.
Os vídeos são excelentes ferramentas para ajudar a vender um produto. Mas as possibilidades, quando se mantém um canal no YouTube, não param por aí. Você pode se diferenciar dos concorrentes aproveitando o potencial da gravação em vídeo para criar vídeos que tiram dúvidas, que comparam dois produtos e usar sua criatividade para aproveitar a larga audiência que este canal tem.
Vale lembrar, também, que é preciso levar em consideração onde está a maioria do seu público e qual é o canal que eles mais acessam, do contrário você poderá acabar «falando sozinho» na rede. Invista em uma rede, conheça e potencialize seus resultados dentro dela. Depois comece a migrar para outras.

LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo — ideal para buscar leads qualificados. Porém, há muito mais que a plataforma pode oferecer, como interação com decisores de grandes empresas e atualização do perfil do público-alvo. Os perfis pessoas funcionam como uma espécie de currículo com um resumo, foto e informações diversas acerca do candidato, como experiências anteriores, cargo e habilidades.
A rede social também tem grupos para discussões sobre temas, geralmente relacionados à negócios e ajuda na construção de uma marca pessoal ao mesmo tempo em que fortalece sua empresa no mercado.

Quais as vantagens da presença de empresas nas redes sociais?

A importância das redes sociais para empresas pode ser percebida mais facilmente se analisarmos como as ações podem fazer parte das demais estratégias. Veja como elas podem ser integradas:

Tráfego para seu site

As mídias sociais podem ser uma porta de entrada para o site da empresa e contribuir nas estratégias de conteúdo em um funil de marketing. Você pode inserir links em seus posts e perfis, e posteriormente, gerar leads.

Construção de autoridade

Publicar conteúdo de qualidade nas redes sociais é uma maneira muito eficiente de se posicionar como autoridade, o que pode ser feito por meio de vídeo aulas no YouTube, artigos no blog ou dicas no Stories do Instagram, por exemplo. O relacionamento é muito importante para a fidelização de clientes e interagir nas redes sociais é muito fácil. Além de estar presente no dia a dia do consumidor, você poderá entender necessidades, hábitos e opiniões.

Divulgação

As mídias são uma ótima maneira de divulgar seus conteúdos. O Twitter, por exemplo, é uma das melhores redes sociais para empresas compartilharem artigos e materiais, devido a sua praticidade e aceitação de links.

Em redes sociais como o Facebook, Instagram e LinkedIn, é possível segmentar anúncios de uma maneira fantástica, levando em consideração a idade, gênero, localização e até os interesses das personas. Em geral, o valor é baixo e os resultados costumam ser bons.

Luan Brasil

Sobre Luan Brasil

Sou apaixonado por tecnologia e inovação, especialista em desenvolvimento front-end e Marketing Digital. Amo desenvolver interfaces modernas e desafiadoras. Como em tudo na minha vida, entro sempre de corpo e alma e todos os meus projetos! Sou fascinado por obter e compartilhar informações. Conhecimento é sempre essencial!

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *