Assim como qualquer negócio, o advogado também precisa fixar sua marca no mercado, com uma criação de logotipo profissional, mas por conta do Código de Ética da OAB, ou até mesmo pela coerência com o tipo de serviço, não são muitas as estratégias de marketing que se podem lançar mão, deixando sobre o logotipo uma responsabilidade muito maior em relação a outros tipos de negócios, já que estes dispõem de outras ferramentas para a divulgação de seus serviços.
Com base nisso, o advogado ou escritório de advocacia deve ter em mente que todos os materiais que circulam no entorno de sua atividade, como envelopes, cartões, layout para website, folders etc, devem carregar sua identidade profissional jurídica.
Esses materiais cumprem um importante papel como divulgadores do nome do profissional, pois são eles que propagam a sua identidade visual aos destinatários, na maior parte das vezes.Eles podem ser chamados de propaganda básica, já que promovem a marca entre aqueles que conhecem o escritório e que, consequentemente, dele podem comentar.
Entretanto, na advocacia brasileira, os logotipos para advogados são ferramentas que raramente são vistas. Recentes pesquisas revelam que menos de 7% dos escritórios brasileiros possuem identidade visual. Contudo, sabemos que as pessoas sentem a necessidade de diferenciar as coisas umas das outras, dando ao logotipo a responsabilidade de distinguir um profissional de outro, além de passar aos clientes mais credibilidade e seriedade.
Trazemos aqui 3 dicas que irão te ajudar na hora da criação de logotipo para advogado:
1. Mantenha sempre o foco
Você terá total liberdade para criar a logotipo, porém precisa estar atendo a alguns detalhes, como o público que você atende e o tipo de serviço que você ou sua agência prestam. Assim, busque elementos que remetam ao que você quer transparecer aos clientes, como seriedade, compromisso e honestidade.
2. Seja criativo
Mesmo na criação de um logotipo para advogados, esse ponto é fundamental, pois é ele quem pode trazer o seu diferencial diante da concorrência. Traga sempre algo inovador para a sua identidade visual, porém tenha cuidado com os exageros, pois assim você pode passar uma imagem errada sobre o seu serviço. Lembre-se de que é possível ser criativo e, ainda assim, utilizar poucos elementos. Procure sempre acrescentar algo a mais.
3. Tenha atenção ao usar as cores
As cores são um dos elementos mais importantes numa identidade visual, isso porque se você escolhe uma cor errada, todo o bom design da sua marca pode desmoronar. Tome cuidado também para não incluir muitas tonalidades, pois assim, o seu projeto pode acabar ficando confuso e sem sentido. O ideal para criar um logotipo para advogados seria limitar a sua paleta a três cores, evitando as tendências do momento, para que seu logotipo seja atemporal e não precise ser reformulado com o passar do tempo.
Seu logotipo pode ser desenvolvido com os mais variados desenhos, formas, cores e fontes.
Também trazemos aqui alguns dos símbolos que são utilizados nos logotipos de escritórios de advocacia:
1. Monogramas
São sobreposições, agrupamentos ou combinações de duas ou mais letras ou outros elementos gráficos que visam formar um símbolo.
Traduzindo para o “português jurídico” e deixando de lado o “português marketing” , significa a junção das iniciais para formar o símbolo do escritório.
2. Brasões
Os brasões possuem a forma geométrica de um escudo e significa proteção, por esse motivo é muito utilizado por advogados e escritórios de advocacia, na representação visual das suas marcas, pois carrega consigo o simbolismo de defesa, que está diretamente relacionado a relação advogado x cliente.
Use sites como Logopond para se inspirar.
3. Deusa Themis e a Criação de Logotipo
A deusa grega chamada de Justitia pelos romanos, era a divindade da justiça, das leis e da ordem, por este motivo é um dos mais conhecidos símbolos jurídicos que compõe logotipos de advogados e escritórios de advocacia.
4. Balança
A sua utilização, por si só, já traduz toda sua representação, o que dispensa explicações longas, pois a balança é o símbolo máximo da justiça e é a representação visual mais simples e rápida do receptor reconhecer o seu trabalho, sem precisar verificar o que está escrito. Funciona da seguinte forma: ele enxerga o símbolo e já compreende que se trata de um advogado.
5. Águias e Leões
São animais que, na natureza representa, imponência, força e agilidade. Simbolismos perfeitos para traduzirem características de forma gráfica.
6. Espadas
Este símbolo também é muito utilizado por advogados, representa a espada como medida de justiça, separando o certo do errado.