Segurança Digital

Site Seguro: Dicas infalíveis para manter o seu site seguro

Site Seguro: Dicas infalíveis para manter o seu site seguro

Hoje em dia, é muito importante garantir que você está navegando em um site seguro.
Ainda mais quando falamos de sites que tenham transações financeiras, essa preocupação é ainda maior. Afinal, além das vantagens óbvias da segurança de dados, os buscadores costumam priorizar sites considerados seguros.
Por conta disso, as atualizações mais recentes de navegadores web sempre avisam o usuário quando o site não é seguro. Isso tem implicado no alcance do público dos sites, uma vez que sem certificados de segurança eles podem sofrer queda de visitas.
Mas não se preocupe, que nós da Nuwe trouxemos a solução para esse problema. O objetivo deste post é exatamente lhe ajudar a ter um site mais seguro. Assim você estará em dia tanto com a sua segurança quanto com a de seus usuários.

Então trouxemos 3 dicas bem quentinhas especialmente para vocês:

1. Certificados SSL

O certificado SSL (Security Socket Layer) é uma tecnologia global de segurança padrão que permite a comunicação criptografada entre um navegador da Internet e um servidor da web. É utilizado por milhões de empresas on-line e indivíduos para reduzir o risco de roubo ou adulteração das informações confidenciais (ex.: números de cartões de crédito, nomes de usuário, senhas, e-mails, etc.) por hackers e ladrões de identidade. Na essência, o SSL permite uma “conversa” privada entre duas partes interessadas.

Para criar essa conexão segura, um certificado SSL (também conhecido como “certificado digital”) é instalado em um servidor da web. Esse certificado tem duas funções:

  • Ele autentica a identidade do site (isso garante aos visitantes que eles não estão em um site falso)
  • Ele criptografa os dados transmitidos

Aqui na agência Nuwe, nós criamos o seu site com certificado SSL e preparado para fazer vendas na internet. Pode deixar conosco, que cuidamos da segurança digital do seu negócio. Clique aqui e saiba mais.

2. Criar senhas fortes para seu site

Para se prevenir de hackers e invasão das suas contas, além de remediar os problemas causados por vazamentos de dados, é importante que você crie uma senha segura para aplicativos e sites que você usa. Uma senha segura é apenas uma de várias boas práticas para seguir na hora de se proteger.

A primeira dica é criar uma senha forte, ou seja, que seja, que seja difícil de ser adivinhada por um conhecido ou por um computador. Normalmente, em ataques de força bruta são usados programas para tentar várias combinações de caracteres para decifrar alguma combinação.

Por isso, quanto maior a senha e quanto maior a variedade de caracteres (letras minúsculas e maiúsculas, números e caracteres especiais, como !@#), melhor. No entanto, vale também o bom senso: uma senha muito grande e cheia de caracteres especiais pode ser difícil de digitar ou de ser memorizada

Outra dica é usar uma senha para cada site. Ou seja, uma para a sua conta do Facebook, outra para o Instagram, outra para o e-mail pessoal, outra para o e-mail corporativo, entre outras. Sim, pode ser difícil de memorizar todas (não se você seguir a dica 5), mas é melhor do que correr o risco de ter a sua conta invadida.

É importante usar uma senha para cada site porque se alguma delas vazar, você não vai precisar trocar o login de todos os sites, somente do serviço afetado. Além disso, se alguém tiver acesso à sua senha, não conseguirá usá-la em outra conta e você estará seguro.

3. Manter o sistema do seu site sempre atualizado

As ameaças na internet aumentam a cada momento e com elas as medidas de segurança aplicáveis ​​para enfrentar. Sites fracos podem ser usados ​​para gerar spam ou anunciar produtos e serviços não relacionados à sua marca. Manter seu site atualizado e os componentes de segurança do seu site em dia é de vital importância para garantir sua integridade.

Com o passar do tempo, pessoas reportam erros de segurança e inconsistências que podem prejudicar o funcionamento de um site. Por isso, os desenvolvedores responsáveis por cada projeto lançam atualizações frequentes, sempre corrigindo falhas. Por isso, mantenha o seu site sempre atualizado.

Mas lembre-se, antes de atualizar, crie um backup completo do seu site. Da mesma forma, use um ambiente de testes para fazer a atualização. Assim facilita conferir incompatibilidades entre o seu site e a nova versão do software ou linguagem de programação.

Luan Brasil

Sobre Luan Brasil

Sou apaixonado por tecnologia e inovação, especialista em desenvolvimento front-end e Marketing Digital. Amo desenvolver interfaces modernas e desafiadoras. Como em tudo na minha vida, entro sempre de corpo e alma e todos os meus projetos! Sou fascinado por obter e compartilhar informações. Conhecimento é sempre essencial!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *