Como criar um logo?
Criação de logomarca para restaurante é o primeiro e mais importante passo para a comunicação deste tipo de estabelecimento. Cores, formas, fontes e os demais elementos que podem e devem ser usados de forma harmônica para posicionar a oferta de seu negócio e diferenciá-lo dos concorrentes, de uma forma atraente ao público.
Quando o restaurante tem um logotipo marcante que esteja de acordo com o ambiente e o tema do local, a marca se torna mais conhecida e, consequentemente, mais fácil de ser lembrada e atrai o maior número de clientes.
Um logo de restaurante é um símbolo visual pelo qual os clientes vão reconhecer o seu estabelecimento. Quer esteja em cartões de visita, folhetos, banners, pratos ou sites, o seu logo de restaurante pode convencer os clientes de que o seu restaurante vale a pena ser visitado. E vice-versa: um logo mal projetado ou impróprio pode afastar potenciais clientes.clientes.
Mas, para cada nicho de negócio, é possível ter diferentes ideias criativas para a criação de um logotipo adequado, que resuma as características da empresa e gere identificação com o público
Como escolher o ícone correto?
Imagens de mantimentos e alimentos são muito populares em logos. Aqui estão mais alguns itens relacionados a restaurantes:
- talheres (colher, garfo, faca, vidro, prato);
- chapéu e avental do chefe de cozinha;
- utensílios da cozinha (panela, espátula, concha);
- forno, fogão, etc.
O problema é que essas imagens deixarão o seu logo genérico de mais e sem personalidade. Portanto, antes de tomar a decisão final, não deixe de dar uma olhada nos logos de seus concorrentes para evitar a repetição.
Se inspire da maneira correta
A melhor maneira de se inspirar é buscando referências. Não se acanhe de fazer diversas pesquisas e salve todas as logos que você gostar para ter como referência futura — isso pode ajudar muito o designer com quem você está trabalhando a seguir na direção correta.
Mas tome muito cuidado com conteúdo autoral.
Você não pode simplesmente encontrar um desenho na internet e usar como sua marca, pois este pode ser protegido por direitos autorais.
Caso queira usar uma arte específica, você pode sempre pedir para que seu designer crie algo semelhante, ou até mesmo entrar em contato com o criador da mesma para comprar os direitos de usá-la.
Um excelente recurso para inspiração é o Freepik.
Como escolher a cor correta
Escolher uma cor eficaz para o seu logo de restaurante é fundamental. A cor certa faz o seu logo ser lembrado e orientado a algum propósito. Lembre-se que cada cor tem conotações específicas.
Para um negócio da área de alimentos e restaurante, evite cores que são muito brilhantes. Considere o uso de cores naturais de alimentos, incluindo o vermelho silenciado, tons de amarelo e marrom, preto clássico e outros.
Além disso, analisar os logos de outras empresas e restaurante pode colocá-lo na direção certa.
Se você deseja usar mais que uma cor ou tom, certifique-se de escolher uma combinação equilibrada. Nós recomendamos que você verifique o site color.adobe.com para esta finalidade.
Entenda o que sua logo quer transmitir
Sua logo deve dizer sobre o que é o seu negócio.
Por exemplo, se você trabalha na área de food service, o ideal é que sua logo comunique isso, seja em uso de cores, palavras, ou símbolos…
Mas não é obrigatório.
Para entender melhor esse dilema, aqui vai um exemplo:
A marca da rede de fast-food McDonalds não tem nada em seu nome que indique se tratar de food service… mas o uso de cores (amarelo e vermelho) é tipicamente usado para psicologicamente incitar urgência, fome, e sede.
Se você ainda não tem o logo para o seu restaurante, nós da Agência Nuwe criamos o seu logo de maneira profissional e com a cara do seu negócio. Clique aqui, e deixa que fazemos toda a parte pesada para você.