Um logo de restaurante é um símbolo visual pelo qual os clientes vão reconhecer o seu estabelecimento. Quer esteja em cartões de visita, folhetos, banners, pratos ou sites, o seu logo de restaurante pode convencer os clientes de que o seu restaurante vale a pena ser visitado. E vice-versa: um logo mal projetado ou impróprio pode afastar potenciais clientes. Pela própria variedade de opções, é de se imaginar que há inúmeras possibilidades a serem consideradas na definição do logo, não existindo uma regra geral de acordo com o tipo do negócio.
Como criar a logo para seu restaurante
Felizmente, o processo é bem mais simples do que parece. As dicas a seguir servem de “mapa” para começar o processo de rascunhos e esboços e, logo, você terá um punhado de ideias sólidas para criar uma ótima logomarca de seu restaurante.
Crie sozinho ou contrate um designer
Pode ser tentador procurar programas de criação e tentar criar uma logo por conta própria, mas o ideal é contratar um designer com quem você possa trocar ideias.
O motivo é simples: programas de criação podem ser difíceis de usar.
Para evitar frustração — ou horas assistindo a tutoriais no Youtube — é muito mais prático contratar um profissional que já está acostumado com o software. Logo, você só precisa descrever o que precisa e o processo começa sem demora.
Dito isso, existem algumas ferramentas que você pode usar para esboçar sua logomarca — entendemos que às vezes é bom colocar a mão na massa para se inspirar.
Ou seja, mesmo que você contrate um designer profissional, é importante começar a dar forma ao que você tem na cabeça.
Por que criar um logo é importante?
Quando você está considerando todos os fatores envolvidos na criação de um negócio, criar um logotipo pode não parecer uma prioridade. Mas deveria ser!
“Talvez eu nem precise de um logotipo”, uma pequena voz está sussurrando em seus ouvidos.
Não dê ouvidos a essa voz; ela está erradíssima. O seu logotipo é parte integrante de tornar a sua marca um sucesso ─ no mesmo nível de ter produtos de alta qualidade e recomendações positivas.
Então, se você não sabe exatamente por que um logotipo é tão importante, leia até o final para descobrir.
Logotipo é uma representação gráfica do nome de uma marca ou empresa, que tem como objetivo fazer com que as pessoas identifiquem o seu produto ou serviço e o diferenciam da concorrência.
Em grego “logo” significa conceito ou significado, e “typos” significa símbolo ou figura. Sendo assim, o logotipo é formado por figura e tipografia que representam a empresa.
Também pode ser chamado de logo ou logomarca, pois o significado é bastante semelhante.
A criação do logo deve estar alinhado ao posicionamento e ao que a empresa deseja transmitir aos seus clientes e funcionários.
Deve expressar a identidade, espelhar seus conceitos, referência histórica e objetivos. Por isso não é tão simples e deve ser bem pensado e elaborado.
Ou seja, logo, logotipo ou logomarca é a forma como o nome da empresa é escrito, composto com formas, cores e símbolos que representam princípios e identificam a marca.
Lembre – se o logo de restaurante é um dos mais interessantes de ser criado. Quando um restaurante tem um logotipo bem enquadrado e de acordo com o seu ambiente, costuma ser muito bonito e faz com que sua marca fique conhecida e fácil de lembrar.
Dicas Criativas
- Se o restaurante é de comida regional, aproveitar isso no logotipo.
- O mesmo se for de origem étnica ou de algum país.
- O logotipo de restaurante tem que retratar o preço: se é premium, algo bem fino, se é mais popular, algo mais chamativo.
- Tipografia: o uso das letras também deve acompanhar o estilo do restaurante, letras modernas geralmente atraem público jovem, letras mais tradicionais indicam pratos igualmente mais consagrados.
- Cuidado com as cores, elas dizem muito em uma logomarca:
- Prata, cinza, azul escuro e preto para ambientes top.
- Cores mais quentes, para lugares de refeições rápidas ou sanduicherias, hamburguerias, pastelarias etc.
- As cores da bandeira país de origem dos pratos para restaurantes típicos sempre cai bem.
- Restaurantes de comidas leves, saladas ou naturais costumam usar cores pastel e combinações coloridas, sem exagero.
É claro que estas são apenas algumas sugestões. A criatividade, ao se fazer um logo para restaurante, pode e deve ser aproveitada ao máximo, principalmente se você contratar um profissional de design gráfico e comunicação visual para isso. Clique aqui e deixe que nós da Agência Nuwe fazemos todo o trabalho pesado para você.
Isso é importante
Fica a dica: Ao criar logo para restaurante é importante ter em mente a principal referência do tipo de comida que nele é servida, e é através dessa simples comunicação que as pessoas vão se identificar com o lugar, facilitando a entrada do público que seu restaurante quer atingir.