Todos do Blog

5 tipos de sites: qual o melhor para sua empresa?

tipos-de-sites

Você já deve ter ouvido por aí que toda empresa deve estar na internet, caso contrário seria como se não estivesse no mundo dos negócios. Atualmente, o digital tem grande relevância, por isso não podemos ficar de fora – e possuir um site é a melhor maneira de marcar presença. Mas você sabe quais são os tipos de sites que existem?

Os diferentes tipos de sites existem para cumprir os mais diversos objetivos de negócios das empresas. Por isso, mais do que conhecer as classificações dos sites, é preciso entender o que seu negócio pretende alcançar com essa página na internet.

Neste artigo, vamos falar sobre como os tipos de sites são diferentes entre si e como sua empresa deve escolher o formato ideal. Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

Site institucional

Entre os diferentes tipos de site, esse é um dos mais tradicionais. O site institucional funciona como um cartão de visitas, em que as principais informações ficam dispostas de forma estática. Seções descritivas sobre a empresa, seus produtos e serviços também são bastante comuns.

Trata-se de uma forma simples, objetiva e direta de marcar presença no mundo digital, fortalecendo a imagem da empresa. Por outro lado, ao contar com esse tipo de site, é preciso investir em anúncios para trazer visitantes, porque normalmente não são relevantes nesse sentido.

Site dinâmico

Esse tipo de site combina diferentes seções, tais como as informações institucionais e os conteúdos do blog, por exemplo. Esse é o modelo ideal para as empresas que possuem bastante informações relevantes para o público – e que buscam investir em estratégias de marketing digital.

Loja virtual

Quando pensa em vender pela internet, muita gente imagina que sua empresa deve criar uma loja virtual. Mas esse tipo de site deve ser utilizado apenas se você tem a intenção de comercializar diretamente algum produto ou serviço.
Existem basicamente três tipos de site e-commerce:

  • Carrinho de compra: é o modelo mais comum, em que os clientes acessam, adicionam o produto/serviço no carrinho e efetuam o pagamento.
  • Assinatura: onde o cliente realiza a assinatura de um produto ou serviço de forma mensal, semestral ou anual. Esse tipo de loja virtual tem uma complexidade maior em relação às formas de pagamento, por isso deve ser muito bem executada.
  • Cotação: ideal para empresas que oferecem produtos ou serviços personalizados. É o caso de uma empresa que fabrica camiseta, cujo valor será diferente de acordo com o tecido, tamanho e estampa, por exemplo.

One-Page

Como o próprio nome indica, esse tipo de site conta com uma única página, em que todas as informações são dispostas de forma direta e simples. É o formato ideal para empresas com audiências jovens, “sem tempo a perder” e acostumadas com a velocidade dos veículos digitais.

Porém, é preciso tomar cuidado para não adicionar muito conteúdo aos sites one-page, porque podem se tornar muito pesados e atrapalhar a experiência do usuário.

Landing Page

As landing pages fazem parte das estratégias de marketing digital, em que o visitante chega ao site vindo das páginas de busca ou redes sociais. O foco desse tipo de ação é oferecer todo o conteúdo sobre o produto em uma única página, convertendo e vendendo.

Descubra os melhores tipos de sites com a Nuwe!

Neste artigo, falamos sobre os diferentes tipos de sites que uma empresa pode elaborar. Dependendo dos objetivos de marketing e de negócio, cada um dos modelos terá sua utilidade. Entre em contato conosco para descobrir o tipo ideal para sua marca!

Sobre Isabela Alves

Publicitária, apaixonada pelo conhecimento e ainda mais fascinada pela escrita. Acredito que conteúdos de qualidade podem transformar o mundo, por isso me dedico a produzi-los. As palavras bem ditas nos levam além!

Voltar para lista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *